Início » Arquivo de Noticias » CBMSC 86 ANOS: FINALIZADA CERTIFICAÇÃO DE CÃES DE BUSCA E RESGATE NO OESTE

CBMSC 86 ANOS: FINALIZADA CERTIFICAÇÃO DE CÃES DE BUSCA E RESGATE NO OESTE PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Setembro de 2012 19:01

O Centro de Referência em Desastres Urbanos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em Xanxerê, na região Oeste, recebeu entre os dias 20 e 22 de setembro de 2012 a V Prova de Certificação Internacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.

O evento foi realizado pelo CBMSC em parceria com a Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (em inglês, International Rescue Dog Organization - IRO), a Associação Brasileira de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (ABRESC) e o apoio da indústria de ração canina Eukanuba.

Como árbitro das provas, a IRO enviou o Sr. Pavel Sabacki, oriundo da República Tcheca, duas vezes campeão do Torneio Mundial de Cães de Busca, Resgate e Salvamento da instituição internacional.

As provas tiveram a participação de 11 binômios - como são chamadas as duplas condutor e cão - de 07 organizações Bombeiro Militar de Santa Catarina e da ABRESC, contando com 07 certificações no nível A e 06 certificações no nível B - um recorde de aprovação em toda América Latina, desde que começaram a serem feitas as provas.

As provas de certificação da IRO/CBMSC/ABRESC atendem aos critérios internacionais e tem como objetivo nivelar os conhecimentos específicos dos cinotécnicos para que estejam aptos a intervirem em um cenário de ocorrência real. Tamanha é a seriedade desta certificação que a ONU as usa como critério determinante para empenho das equipes em ocorrências de desastres naturais em todo o mundo.

Os cinotécnicos foram avaliados em provas de busca urbana e rural, além de uma prova de obediência e destreza, toda a prova seguiu a doutrina INSARAG, que estabelece as diretrizes internacionais para a uniformização da ação de resposta em desastres.

Confira os binômios BM que foram aprovados:

Cb BM Amorim/Ice (Busca Rural-B) – Itajaí

Sd BM Leonardo/Arcanjo (Busca Rural-B) – Blumenau

Cb BM Amorim/Ice (Busca Urbana-B) – Itajaí

Sd BM Leonardo/Arcanjo (Busca Urbana-B) – Blumenau

Sd BM Mancilla/Astra (Busca Urbana B) - Rio do Sul

Rita/Clara (Busca Urbana-B) – Florianópolis

Sd BM Sílvio/Google (Busca Rural-A) – Itajaí

Sd BM Fumagalli/Find (Busca Rural-A) – Curitibanos

Sd BM Alisson/Áquila (Busca Rural-A)- Criciúma

Cb BM Moacir/Théll (Busca Urbana-A) - Braço do Norte

Cap BM Parizotto/Malú (Busca Urbana-A) – Xanxerê

LEIA AQUI a matéria publicada pelo portal G1.

Curta a página do CBMSC no Facebook: https://www.facebook.com/CBMSC

Receba notícias do CBMSC pelo Twitter: twitter.com/C_B_M_S_C